Tuesday, November 25, 2014

Liberdade de expressão X violência contra mulheres

Postado Por: with Sem Comentarios
Melhor começar pelo começo, onde minha vontade de criar o blog surgiu. Então deixe eu lhes apresentar esse carinha:

JULIEN BLANC FOI EXPULSO DA AUSTRÁLIA POR DAR AULAS CONSIDERADAS ABUSIVAS CONTRA MULHERES (Foto: REPRODUÇÃO YOUTUBE/MSDOOM99)

Seu nome é Julien Blanc, ele é americano e roda o mundo dando palestras aos homens sobre como "pegar mulheres", como mostrado nesse vídeo, ensinando táticas como ignorar quando mulheres dizem não e chegar sufocando-as em bares, com as mãos ao redor do pescoço. 



Visto que esse mesmo carinha estava com uma conferência marcada aqui no Brasil, para 2015, as ativistas logo agiram: criaram uma petição para mobilizar todos que fossem contra esse tipo de comportamento abusivo contra as mulheres e direcionar o pedido de negação do visto de Julien Blanc para a Polícia Federal e para a Divisão de Imigração do Itamaraty.

Dito e feito. A petição reuniu mais de 150 mil assinaturas (incluindo a minha humilde assinatura) e com isso, chamou a atenção de nossas autoridades para essa causa. Julien Blanc realmente terá seu visto negado.

De acordo com um diplomata do Itamaraty, em uma entrevista dada a revista Marie Claire, "Pode-se dizer que o abaixo assinado influencio o Itamaraty. [...] Como ele é americano, necessariamente, precisaria de visto. Então, o modo mais eficiente é negar a permissão e ele nem chegará a pisar aqui. O visto é uma deliberação do país, nem precisamos justificar sua negação.  Neste caso, Julien prega algo que é completamente o contrário ao que o Itamaraty defende nos fóruns internacionais de direitos humanos. Então, não tem por que a gente dar palanque para um misógino."

Fiquei pensando, um tempo depois, se assinar a petição foi o certo a fazer. Se isso não feria a liberdade de expressão, de ir e vir... Mas quer saber? Eu fui atrás de algo que eu acredito. Fiz por onde. Não concordei com essa cultura do estupro e do machismo e agi. Hoje, eu não me arrependo, pois acho importante lutarmos por uma causa que acreditamos, afinal de contas, é isso que move o mundo. Mas quero saber: qual a opinião de vocês? 

Beijos, N. 

Home

0 comments:

Post a Comment